Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes

Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes
Projeto para disciplina do Estágio Supervisionado II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB - Formando: Uanderson Costa de Matos

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo o resgate da memória do poeta Vinícius de Moraes que neste ano completaria seu centenário, caso estivesse vivo, e servirá como plano de intervenção no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na sala de aula. A temática desse projeto transcende aos conteúdos programáticos do livro didático, pois, além deste que será utilizado para seguir os conteúdos da II unidade, a inserção e desenvolvimento do projeto nas aulas de língua portuguesa no cerne da poesia, nas engrenagens da literatura e na suavidade das músicas do poeta. Tudo isso é, na verdade, uma tentativa de resgatar o significado do ensino de literatura brasileira, não atropelando as etapas didáticas adotadas previamente para o calendário escolar no ensino médio, mas um estudo interacionista em correlacionar diacronicamente o movimento literário Romantismo com as obras de Vinicius de Moraes. A Tuma da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente Edivaldo Boaventura será palco não somente de um recorte histórico sobre o poeta, mas também de apresentações das obras deste.

Maria Lúcia da Silva Monteiro (2004) afirma que trabalhar com textos de tipologia diversa e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo. O trabalho da pesquisadora corrobora com o nosso pensamento a acerca da ressignificação das aulas de português a partir de letras de música brasileira de forma especial com as músicas de Vinícius de Moraes

Apropriamo-nos então das palavras de Silva (2004) sobre a importância da expansão linguística e do conhecimento de mundo advindo do trabalho com textos de modalidades diversas, o que possibilita ao estudante condições de aprimoramento da capacidade de expressão verbal e escrita, justificamos a necessidade da realização do presente projeto.

Optamos pela exploração das letras de músicas e das poesias de Vinícius de Moraes em nossas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, já que nestes gêneros textuais reconhecemos as seguintes vantagens: possibilidade de se lidar com um universo textual conhecido, propiciando assim a condução didático-pedagógica na linha da aprendizagem significativa, garantia de abordagem interdisciplinar imediatamente deflagrada entre literatura e música e por fim, oportunidade para a discussão das diferenças culturais a partir dos usos linguísticos documentados nas letras de músicas e poesias.

Ao lado de uma perspectiva linguístico-literária, persegue-se toda a gama de informações socioculturais emergentes dos textos, demonstrando assim a importância da leitura e da exploração desse material. Salientamos ainda que utilizar esses gêneros textuais justifica-se ainda, pelo o não uso dos textos “de proveta”, criados exclusivamente para exemplificação de fatos da língua de literatura e que, quase sempre soam artificiais ou mesmo absurdos não dialogando com a realidade dos educandos.

Popular Posts

Uanderson Matos

Graduando de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Soterapolitano:

"Um pouco de mim é permanente, metade é transitório: o resto se reinventa" Talvez seja para mim, nesta fase na qual vivo, a melhor definição".

Leitores on-line

Tecnologia do Blogger.

Nosso Blog

Nosso Blog
domingo, 25 de agosto de 2013
Poesia com temáticas urbanas

Praia do Pinto

Ao pé da praia do Pinto
Existe uma favelinha
Levantada em lama e zinco.
Foi lá que, junto à Lagoa
Num falado amanhecer
Se encontraram dois malandros
Com muita entrada em xadrez
Ambos valentes da zona
Querendo a mesma mulher

                                     ********************************


À beira da praia uma visão de uma favelinha por ali perto.
A favelinha era um lugar onde moravam apenas pessoas pobres, pois se tratava de um lugar sem saneamento básico e as casas eram cobertas com folhas de zinco. De um lado morava Pedro; do outro, bem ao longe, próximo de uma lagoa, morava Caíque. Ambos apaixonados por Tereza, uma jovem de olhos claros cor de mel, cabelos longos, uma morena encantadora, beleza pra qualquer um botar olhado.
Num falado amanhecer, os dois malandros com muitas entradas no xadrez se encontraram, ambos valentes moradores da zona se enfrentaram pela mesma mulher, foi algo de dar medo, imagine dois homens apaixonados, brigando pela mesma mulher?... E ela por nenhum dos dois, pois conheceu um jovem chamado Uanderson, por quem se apaixonou e começou uma nova história de amor com quem ela vive muito feliz!

Autores: ADRIELE DE OLIVEIRA, CALILA DA SILVA SANTOS
Colégio Estadual Polivalente Edivaldo Boaventura
2ª Série do Ensino Médio

0 comentários: