Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes

Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes
Projeto para disciplina do Estágio Supervisionado II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB - Formando: Uanderson Costa de Matos

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo o resgate da memória do poeta Vinícius de Moraes que neste ano completaria seu centenário, caso estivesse vivo, e servirá como plano de intervenção no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na sala de aula. A temática desse projeto transcende aos conteúdos programáticos do livro didático, pois, além deste que será utilizado para seguir os conteúdos da II unidade, a inserção e desenvolvimento do projeto nas aulas de língua portuguesa no cerne da poesia, nas engrenagens da literatura e na suavidade das músicas do poeta. Tudo isso é, na verdade, uma tentativa de resgatar o significado do ensino de literatura brasileira, não atropelando as etapas didáticas adotadas previamente para o calendário escolar no ensino médio, mas um estudo interacionista em correlacionar diacronicamente o movimento literário Romantismo com as obras de Vinicius de Moraes. A Tuma da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente Edivaldo Boaventura será palco não somente de um recorte histórico sobre o poeta, mas também de apresentações das obras deste.

Maria Lúcia da Silva Monteiro (2004) afirma que trabalhar com textos de tipologia diversa e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo. O trabalho da pesquisadora corrobora com o nosso pensamento a acerca da ressignificação das aulas de português a partir de letras de música brasileira de forma especial com as músicas de Vinícius de Moraes

Apropriamo-nos então das palavras de Silva (2004) sobre a importância da expansão linguística e do conhecimento de mundo advindo do trabalho com textos de modalidades diversas, o que possibilita ao estudante condições de aprimoramento da capacidade de expressão verbal e escrita, justificamos a necessidade da realização do presente projeto.

Optamos pela exploração das letras de músicas e das poesias de Vinícius de Moraes em nossas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, já que nestes gêneros textuais reconhecemos as seguintes vantagens: possibilidade de se lidar com um universo textual conhecido, propiciando assim a condução didático-pedagógica na linha da aprendizagem significativa, garantia de abordagem interdisciplinar imediatamente deflagrada entre literatura e música e por fim, oportunidade para a discussão das diferenças culturais a partir dos usos linguísticos documentados nas letras de músicas e poesias.

Ao lado de uma perspectiva linguístico-literária, persegue-se toda a gama de informações socioculturais emergentes dos textos, demonstrando assim a importância da leitura e da exploração desse material. Salientamos ainda que utilizar esses gêneros textuais justifica-se ainda, pelo o não uso dos textos “de proveta”, criados exclusivamente para exemplificação de fatos da língua de literatura e que, quase sempre soam artificiais ou mesmo absurdos não dialogando com a realidade dos educandos.

Popular Posts

Uanderson Matos

Graduando de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Soterapolitano:

"Um pouco de mim é permanente, metade é transitório: o resto se reinventa" Talvez seja para mim, nesta fase na qual vivo, a melhor definição".

Leitores on-line

Tecnologia do Blogger.

Nosso Blog

Nosso Blog
domingo, 25 de agosto de 2013
Música I: Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço, caminho do mar

Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor

********************************


          Em uma tarde de domingo, estava Marcos sentado a beira da praia de Ipanema, curtindo o pôr do sol. Tão sozinho com a mente tão distante, se deixando levar pela tristeza, nem imaginava que naquela tarde tão triste ia surgir uma morena muita linda e cheia de graça, era Adriana, pele bronzeada pelo sol de Ipanema, cabelos longos que ia passeando com seu cachorrinho, Marcos então pensou que coisa mais deslumbrante, parece um sonho, será que estou sonhando acordado, meu Deus! Linda desse jeito só pode ser casada, mas vou tentar a sorte, foi quando se aproximou de Adriana e a convidou para tomar um sorvete, ela aceitando o convite foi quando me aprofundei no assunto. Descobri que ela tinha acabado de se decepcionar em uma relação, no momento fui seu ombro amigo e começou a nossa amizade, mas, eu já estava apaixonado por ela, aceitei ser seu amigo só para ficar perto dela e me aproximar mais e conhecê-la melhor. Com o passar do tempo eu não conseguia ter aquela mulher apenas como amiga, então resolvi pedi – lá em namoro, me assuntei quando ela disse que sim, foi o momento mais feliz de minha vida, namoramos, ficamos noivos e enfim pedi-a em casamento, nos casamos, foi tudo muito lindo, passaram-se dois anos e veio a chegada da nossa primeira filhinha Ana Luiza, fomos morar em Paris, por lá tivemos mais filhos e fomos muito felizes. 


Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura
Disciplina: Português
Alunos: Adriele, Juliana, Daiane Oliveira, Calila e Marcos Almeida
Série: 2º F

0 comentários: