Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes

Projeto Literário Centenário Vinícius de Moraes
Projeto para disciplina do Estágio Supervisionado II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB - Formando: Uanderson Costa de Matos

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo o resgate da memória do poeta Vinícius de Moraes que neste ano completaria seu centenário, caso estivesse vivo, e servirá como plano de intervenção no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na sala de aula. A temática desse projeto transcende aos conteúdos programáticos do livro didático, pois, além deste que será utilizado para seguir os conteúdos da II unidade, a inserção e desenvolvimento do projeto nas aulas de língua portuguesa no cerne da poesia, nas engrenagens da literatura e na suavidade das músicas do poeta. Tudo isso é, na verdade, uma tentativa de resgatar o significado do ensino de literatura brasileira, não atropelando as etapas didáticas adotadas previamente para o calendário escolar no ensino médio, mas um estudo interacionista em correlacionar diacronicamente o movimento literário Romantismo com as obras de Vinicius de Moraes. A Tuma da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente Edivaldo Boaventura será palco não somente de um recorte histórico sobre o poeta, mas também de apresentações das obras deste.

Maria Lúcia da Silva Monteiro (2004) afirma que trabalhar com textos de tipologia diversa e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo. O trabalho da pesquisadora corrobora com o nosso pensamento a acerca da ressignificação das aulas de português a partir de letras de música brasileira de forma especial com as músicas de Vinícius de Moraes

Apropriamo-nos então das palavras de Silva (2004) sobre a importância da expansão linguística e do conhecimento de mundo advindo do trabalho com textos de modalidades diversas, o que possibilita ao estudante condições de aprimoramento da capacidade de expressão verbal e escrita, justificamos a necessidade da realização do presente projeto.

Optamos pela exploração das letras de músicas e das poesias de Vinícius de Moraes em nossas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, já que nestes gêneros textuais reconhecemos as seguintes vantagens: possibilidade de se lidar com um universo textual conhecido, propiciando assim a condução didático-pedagógica na linha da aprendizagem significativa, garantia de abordagem interdisciplinar imediatamente deflagrada entre literatura e música e por fim, oportunidade para a discussão das diferenças culturais a partir dos usos linguísticos documentados nas letras de músicas e poesias.

Ao lado de uma perspectiva linguístico-literária, persegue-se toda a gama de informações socioculturais emergentes dos textos, demonstrando assim a importância da leitura e da exploração desse material. Salientamos ainda que utilizar esses gêneros textuais justifica-se ainda, pelo o não uso dos textos “de proveta”, criados exclusivamente para exemplificação de fatos da língua de literatura e que, quase sempre soam artificiais ou mesmo absurdos não dialogando com a realidade dos educandos.

Popular Posts

Uanderson Matos

Graduando de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Soterapolitano:

"Um pouco de mim é permanente, metade é transitório: o resto se reinventa" Talvez seja para mim, nesta fase na qual vivo, a melhor definição".

Leitores on-line

Tecnologia do Blogger.

Nosso Blog

Nosso Blog
domingo, 25 de agosto de 2013
Música I: Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço, caminho do mar

Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha


Ah, se ela soubesse que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor

******************************


Em um domingo de sol lá estava eu sentado na praia de Ipanema, eu passei minha semana toda trabalhando com um cansaço imenso. Fui me refrescar, estava um sol tão lindo, é a minha área de lazer mais favorita, estou cansado de ouvir a mesma baboseira de sempre do meu patrão dizendo: Cleiton preenche os cartões, corrige os talões. Ah! Não gosto nem de lembrar, pois a praia me faz esquecer tudo.
Embora a praia tenha muitas coisas atrativas, em especial uma linda morena com seu rebolado que chamou a minha atenção, pois ela é tão linda. Oh meu Deus se eu não morasse em Ipanema, jamais iria a ver passar! Ela tem um olhar atraente e o que me deixou mais louco foi quando ela sentou na minha frente, embora penso comigo mesmo, eu vou falar com ela, mais estou com medo de levar um fora. Mais, logo, quando fui me aproximando, surgiu do nada um cara beijando-a, fiquei tão triste que deu até vontade de voltar a trabalhar.

Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura
Disciplina: Português
Alunos: Beatriz, Natã, Antônio Carlos e Flávio
Série: 2º 

1 comentários:

Professora Camila Santana disse...

Muito bom, parabéns. Utilizei seu exemplo em minha aula e sua autoria foi citada.